Responsive image
Palestrante Evento ENCITEC 2023

SOBRE

SOBRE


O XIX Encitec (ENCONTRO CIENTÍFICO e TECNOLÓGICO) tem como tema em 2023 Cruzando Fronteiras: Pesquisa, Arte e economia, temas Contemporâneos Transversais abordados na BNCC aponta seis macro áreas temáticas: Cidadania e Civismo, Ciência e Tecnologia, Economia, Meio Ambiente, Multiculturalismo e Saúde, englobando 15 Temas Contemporâneos: Ciência e Tecnologia, Direitos da Criança e do Adolescente; Diversidade Cultural, Educação Alimentar e Nutricional, Educação Ambiental; Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras; Educação em Direitos Humanos; Educação Financeira; Educação Fiscal; Educação para o Consumo; Educação para o Trânsito; Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso; Saúde; Trabalho e Vida Familiar e Social. A incorporação de novos temas visa atender às novas demandas sociais e, garantir compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva, econômica e ambiental.

O evento contará com o encontro de linhas de pesquisas, palestras, mesas temáticas, e apresentações de trabalhos de produção científica impulsionando a disseminação do conhecimento produzido pelos acadêmicos, professores e pesquisadores, promovendo a interação entre os diversos cursos de graduação, pós-graduação e comunidade externa, e aprofundando as reflexões teórico-metodológicas, e concurso de ensino pesquisa e extensão.

A 19ª edição do ENCITEC será promovida de 16 a 20 de Outubro de 2023.

INSCRIÇÕES

INSCRIÇÕES


INSCRIÇÕES ABERTAS

  • Público Interno: R$ 70,00.
  • Público Externo: R$ 90,00
As inscrições para o 19o ENCITEC estão abertas. Você pode fazer o acompanhamento da sua inscrição através do link abaixo.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

O período para a submissão do trabalho para a banca avaliadora é de 28/09 a 10/10/2023 sem possibilidade de prorrogação.. Para consultar o resultado da avaliação, utilize o link abaixo. Obs.: Não haverá reenvio de trabalhos reprovados.


MODALIDADES DE INSCRIÇÃO: OUVINTE X PARTICIPANTE

  • Você pode fazer a inscrição como OUVINTE ou como PARTICIPANTE. O OUVINTE não apresenta trabalho. Caracteriza-se por assistir as atividades. O PARTICIPANTE apresenta trabalho, portanto deve submeter o arquivo (seja artigo, resumo expandido, relato técnico ou pôster) em formato .pdf no ato da inscrição, ou posteriormente acessando o link de acompanhamento da inscrição (mas, ainda dentro do prazo!).

SUBMISSÃO DO TRABALHO

  • O trabalho deve ser enviado acessando a inscrição dentro do período compreendido entre 20/09/2023 a 10/10/2023..
  • As inscrições devem ser feitas nas modalidades escolhidas: estas informações você encontra na Barra “MODALIDADES”.

COAUTORES, ORIENTADORES

  • TODOS os participantes devem fazer a inscrição no evento, confirmando através do pagamento, mas apenas um participante deve submeter o trabalho, o acadêmico que não realizar a inscrição não será certificado.
  • SÓ SERÃO AVALIADOS TRABALHOS QUE TIVEREM UM ORIENTADOR.

PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS

  • Os trabalhos apresentados no evento serão validados mediante entrega do TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO EM OBRA COLETIVA disponível já na primeira página do modelo do trabalho escolhido, deve ser assinado por todos os autores e pelo orientador, e nesta edição DEVERÁ SER ENVIADO JUNTO COM O TRABALHO NO MESMO PDF, submissões sem a assinatura do orientador serão reprovados automaticamente.

MODALIDADES

MODALIDADES


Submissão no ato da inscrição Forma de Apresentação
Artigo
NORMAS MODELO
Comunicação Oral de até 10 minutos.
Relato Técnico
NORMAS MODELO
Comunicação Oral de até 10 minutos.
Resumo Expandido
NORMAS MODELO
Comunicação Oral de até 6 minutos.
Apresentação de Pôster
NORMAS MODELO
Pôster com comunicação oral de até 3 minutos.
Concurso de Pesquisa ensino e Extensão
NORMAS MODELO
Apresentação de até 15 minutos.

NORMAS

NORMAS


Os trabalhos devem seguir as normas da ABNT presentes no Manual de Apresentação de Trabalhos Acadêmicos da FAG

ARTIGO (COMUNICAÇÃO ORAL)

  • Número de autores: até 04 + ORIENTADOR;
  • Formato aceito: PDF;
  • Título: Caixa alta em negrito e centralizado;
  • Nome dos autores: SOBRENOME, nome, alinhado à direita.
  • Instituição e vínculo: em nota de rodapé.
  • Número de páginas: de 07 a 14 laudas.
  • Fonte: Times New Roman ou Arial.
  • Tamanho da letra: 12 para o corpo do texto e 10 para citações diretas longas.
  • Espaço entre linhas: 1,5 no corpo do texto; Simples para o resumo e citações diretas longas.
  • Parágrafo: 1,5cm.
  • Tamanho do papel : A4.
  • Margens : Superior e esquerda 3cm; Inferior e direita 2 cm.
  • E-mail dos autores: abaixo da instituição (alinhado à direita);
  • Referências: em ordem alfabética e espaço simples;
  • Estrutura do resumo: conter até 500 palavras, espaço simples, letra 12, sem recuo de parágrafo. Palavras chave: até 3(três), separadas por ponto.
  • Estrutura do artigo: Titulo, autores, resumo, palavras chave, introdução, fundamentação teórico-metodológica, resultados e discussões, conclusão ou considerações finais e referências bibliográficas (Mínimo 7, máximo 14 laudas).

RELATO TÉCNICO (COMUNICAÇÃO ORAL)

  • Número de autores: até 04 + ORIENTADOR;
  • Formato aceito: PDF;
  • Título: Caixa alta em negrito e centralizado;
  • Nome dos autores: SOBRENOME, nome, alinhado à direita.
  • Instituição e vínculo: abaixo dos autores alinhado à direita.
  • Número de páginas: de 08 a 14 laudas.
  • Fonte: Times New Roman.
  • Tamanho da letra: 12 para o corpo do texto e 10 para citações diretas longas.
  • Espaço entre linhas: 1,5 no corpo do texto; 1,0 (simples) para o resumo e citações diretas longas.
  • Parágrafo: 1,5cm.
  • Tamanho do papel : A4.
  • Margens : Superior e esquerda 3cm; Inferior e direita 2 cm;
  • E-mail dos autores (1): abaixo da instituição (alinhado à direita);
  • Citações diretas e indiretas: deverão seguir as normas elencadas no Manual de Apresentação de Trabalhos Acadêmicos da FAG.
  • Referências: em ordem alfabética e espaço simples;
  • Estrutura do resumo: conter até 250 palavras, espaço simples, letra 12, sem recuo de parágrafo. Palavras chave: até 3(três), separadas por ponto.
  • Estrutura do artigo: Resumo, palavras chave, introdução, Referencial Teórico, Método do relato, Proposta de intervenção/resultados da intervenção, conclusões, e referências bibliográficas.

RESUMO EXPANDIDO (COMUNICAÇÃO ORAL)

  • Número de autores: até 03 + ORIENTADOR;
  • Formato aceito: PDF;
  • Título: Caixa alta em negrito e centralizado;
  • Nome dos autores: SOBRENOME, nome, alinhado à direita.
  • Instituição e vínculo: em nota de rodapé.
  • Número de páginas: de 02 a 04 laudas.
  • Fonte: Times New Roman ou Arial.
  • Tamanho da letra: 12 para o corpo do texto e 10 para citações diretas longas.
  • Espaço entre linhas: 1,5 no corpo do texto; Simples para o resumo e citações diretas longas.
  • Parágrafo: 1,5cm
  • Tamanho do papel : A4.
  • Margens : Superior e esquerda 3cm; Inferior e direita 2 cm;
  • E-mail dos autores: abaixo da instituição (alinhado à direita);
  • Referências: em ordem alfabética e espaço simples;
  • Estrutura do resumo: conter até 500 palavras, espaço simples, letra 12, sem recuo de parágrafo. Palavras chave: até 3(três), separadas por ponto.
  • Estrutura do artigo: Resumo, palavras chave, introdução, fundamentação teórico metodológica, resultados e discussões, conclusão ou considerações finais e referências bibliográficas.

PÔSTER

  • Número de autores: até 02 + ORIENTADOR;
  • Arquivo enviado: PDF da apresentação de slides do Pôster/Banner;
  • Normas para a formatação do Pôster/Banner (envio)
    • Título: caixa alta em negrito e centralizado;
    • Nome dos autores: SOBRENOME, Nome. Alinhados à direita; Ex.: SILVA, José;
    • Vínculo e instituição (aluno ou professor): abaixo do nome do autor (alinhado à direita) Ex. Acadêmico do Curso de Administração – FAG;
    • Número de páginas: 01 página;
    • Fonte: Times New Roman ou Arial;
    • Tamanho da fonte: 40;
    • Espaçamento entrelinhas simples e alinhamento justificado;
    • Texto corrido sem parágrafos (um único bloco);
    • Margens: superior 3cm, direita 2cm, esquerda 3cm e inferior 2cm;
    • Conteúdo do pôster: Introdução, Desenvolvimento (texto, tabelas, gráficos e/ou figuras), Conclusão;


PROGRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO


  REALIZAÇÃO: de 16 a 20 de Outubro de 2023.
  CREDENCIAMENTO: Todos os dias das 18h30min às 19h30min.
  Cronograma - Mesas temáticas
  Ensalamento - Artigos, Resumos Expandidos e Relatos Técnicos
  Ensalamento - Posters
 Carga Horaria TOTAL: 30 horas de participação (ouvinte) e horas de pesquisa por trabalho apresentado, conforme gerenciamento das coordenações de Cursos.

  16/10/2023
LOCAL: FAG TOLEDO
  • 19h00 – LOCAL AUDITÓRIO: LINHA: Centro de Estudos em Negócios: Ênfase em Contabilidade, Agronegócio e Administração - Líder de Linha: Me. Djeimi Angela Leonhardt Neske e Me. Gilmar Camargo - Atividade: Mesa redonda Tema: Mesa redonda: Desafios e Oportunidades de mulheres em cargo de liderança - Palestrantes: Esp. Barbara Maisa Dra. Carla Schmidt
  • 19h00 – SALA 104: LINHA Tecnologias emergentes no âmbito agro, educação, engenharia de computação e gestão estratégica - Líder de Linha: Me. Cassiano Rossetto - Atividade: Mesa redonda. Tema: Fatores Influenciadores na Remuneração do Profissional de TI Atual - Palestrantes: Lucas Dartora, Fernando Giordani, João Sobanski, e Roginaldo Franco.
  • 19h00 – SALA 103: LINHA: Cultura e Sociedade: as manifestações sociais no campo da linguagem, educação e das Cidadanias Contemporâneas - Líder de Linha: Dra. Profa. Maria Lourdes de Moura - Atividade: Palestra. Tema: Contribuições da Psicologia Histórico - Cultural para o processo educacional contemporâneo - Palestrante: Elenice de Souza.
  • 19h00 – SALA Yellow : LINHA: Comunicação, Educação e Interfaces Sociais - Líderes de Linha: Dr. Leandro Crestani e Dr. Gabriel Paiva - Atividade: Mesa redonda. Tema: Marketing e Comunicação Política. Palestrantes: Jefferson Lobo, Sandra Kleinschmitt e Clóvis Pedrini Jr.
  • 19h00 – SALA 102: LINHA: Linguagem e fundamentos sociais: literatura, história, filosofia e memória - Líderes de Linha: Dr. Valdinei Arboleya e Me. Saulo Agostini - Atividade: Mesa redonda. Tema: Literatura e decolonial: Olhares críticos, autores densos e textos fortes em debate - Palestrantes: Dr. Ney Arboleia, Ms. Marco Batistella, e Ms. Saulo Agostini
  • 19h00 – SALA 101: LINHA: Direito, Democracia e Processo - Líderes: Me. Camila Ricci, e Me Saulo Sbaraini Agostini - Atividade: Debate. Tema: Justiça Social Reprodutiva - ADPF422. Debatedoras: Me. Camila Ricci e Me. Jacqueline Parmigiani.
  17/10/2023
LOCAL: AUDITÓRIO LA SALLE
  • 19h00 - - PALESTRANTE : ROBERTO DUMAS DAMAS
  18/10/2023
  Apresentações
  Ensalamento - Apresentações
LOCAL: FAG TOLEDO
  • 19h00: SALA A DEFINIR: ARTIGO
  • 19h00: SALA A DEFINIR: RELATO TÉCNICO
  • 19h00: SALA A DEFINIR: RESUMO EXPANDIDO

CONTATO

CONTATO


Ajuda ENCITEC
Esta com dificuldade?

Entre em contato com a Coopex no número (45)3277-4050.

E tambem no Whatsapp.

Iniciar conversa